SEGUIDORES

sexta-feira, 22 de maio de 2009

TIJOLOS


É difícil definir quem são os professores e quem são os alunos. Assim como é difícil distinguir o mestre dos discípulos. Pois, quem ensina aprende e aquele que esta na qualidade de aprendiz também é mestre.
As possibilidades de aprendizagem são tão grandes que às vezes fico impressionando ao ouvir algumas pessoas dizerem: - Hoje não aprendi nada. Confesso que não sou capaz de entender como é possível alguém passar o dia inteiro e dormir do mesmo jeito que levantou.
Frustrando, aqueles que esperavam um texto sobre o ano novo, recebam um texto sobre tijolos,areia e ferramentas. Esta lição eu ganhei de graça, recebi do meu cunhado, considerado, por ele mesmo,um maroto. Estava na minha cidade natal no final de semana e resolvemos construir uma mureta. Primeiro
para proteger o nosso rancho das chuvas e depois para fazer uma opção de assento. Como a animação sempre foi o meu forte, coloquei pilha em todos e fomos à cidade comprar os materiais.
Lá compramos tijolos, cimento, e outras quinquilharias necessárias, ou não, a um canteiro de obras. Conseguimos reunir nada mais nada menos que os melhores tijolos, o melhor cimento, a melhor areia para massa, o melhor saibro, a melhor colher, a melhor trena, o melhor prumo e o melhor nível, em resumo reunimos os melhores materiais de construção e as melhores ferramentas. Segundo o meu entendimento tínhamos tudo. A mureta, diante do que tínhamos, necessariamente iria sair perfeita.
Neste momento meu matuto cunhado, disse: uma parede não é feita apenas com tijolos, areia e cimento. Antes de tudo é preciso de alguém que saiba usar as ferramentas e construir a partir de blocos isolados uma unidade chamada parede, capaz de resistir às investidas da natureza. Deve-se fazer a massa certa, dosando os componentes, alinhando e travando os tijolos. É necessária a sabedoria de um pedreiro.
Que aula. Fico imaginando que muitas vezes gastamos tempo e dinheiro para adquirir os
melhores materiais e comprar as melhores ferramentas, mas não conseguimos construir a parede, porque falta que saiba. Temos tudo e não sabemos misturar a dose certa, não sabemos travar os tijolos, não sabemos fazer a massa. As empresas investem milhões em materiais e ferramentas e suas paredes não conseguem resistir à força da natureza. Falta aquele que sabe usar as ferramentas para edificar.
Mas na sua equipe e na sua empresa isto não acontece! Preste atenção, de repente você tem as ferramentas e os "ingredientes", mas não sabe fazer a parede, ou a fará mais ou menos. Use a cabeça identifique os materiais e as ferramentas e ensine as pessoas a usá-las. Toda empresa precisa de gente, que saiba, se eles não souberem não adianta gastar milhões em ferramentas, é preciso antes pessoas.
Ferramentas não valem nada na mão de quem não sabe Operá-las. Andem no sentido da luz.

*Joel Gonzaga de Sousa, Gerente de compras da Reis Peças, Pedagogo, Psicanalista e Parapsicólogo
É necessário mais que tijolos, cimento e areia para levantar uma parede.

Art.1 – Muitos teriam podido chegar à sabedoria se não tivessem se achado já suficientemente
Sábios. J. L Vives -Humanista Espanhol (1492 -1540 ).
free counters

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá adorei seu blog sou professora em minha cidade e também trabalho no projeto Brasil Alfabetizado adoraria trocar mais informações contigo beijos