SEGUIDORES

domingo, 31 de maio de 2009

Vereadores de Campo Grande,aprovam homenagem ao Poeta das Moreninhas


Os vereadores de Campo Grande aprovaram um projeto de lei na sessão ordinária desta quinta-feira (28). Em Plenário foi aprovado o projeto de lei nº 6.640/09, de autoria do vereador Cristóvão Silveira (PSDB), que denomina de José Mauro Messias, mais conhecido como “Poeta das Moreninhas”, a Escola Municipal Da Moreninha IV.

O poeta nasceu em Coxim, no ano de 1973. De origem humilde na zona rural, sua infância foi marcada por um câncer diagnosticado no pescoço, quando tinha sete anos. Em Campo Grande foi operado, e então mudou-se com o pai, João, para o bairro das Moreninhas. Na Capital começou a estudar, e o gosto pela poesia surgiu durante as aulas de Português. José Mauro descobriria, anos mais tarde, que a paixão pela literatura seria também seu meio de vida, possibilidade de sustento.

O atual presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Reginaldo Alves de Araújo, batizou José Mauro logo no início de sua carreira literária, nos anos 90: passaria a chamar-se “Poeta das Moreninhas”. Então, do mesmo modo que outros poetas campo-grandenses contemporâneos como Ruberval Cunha e Emmanuel Marinho, ele optou por criar um estilo próprio. Seguiu o caminho da poesia popular. O principal alvo de seus textos era as crianças. “Não corram atrás das borboletas, cuidem dos jardins de vocês que as borboletas virão”, dizia o poeta.

Movido pela paixão, ele levou o nome do bairro escolhido para viver aos mais distantes rincões: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso. O poeta também dedicou a maior parte de sua carreira para levar às crianças do interior do Estado suas idéias, e compartilhar um pouco da bagagem cultural.

Poeta-andante

Em sua fase “andarilha”, José Mauro riscou todos os recantos do mapa estadual, tendo visitado 67 municípios. Meio poeta e meio profeta, criou um projeto intitulado “Poeta Andante, Poesia Itinerante”. Queria desenvolver a auto-estima e a cidadania de alunos nas escolas, e também despertar pequenas vocações literárias. Em parceria com várias prefeituras, o poeta editou mais de 20 publicações – juntando textos seus com os de jovens talentos saídos dos bancos escolares.

José Mauro vivia da e para a poesia. Pouco mais de dois anos atrás, o poeta-andante chegou ao assentamento Itamarati, no município de Ponta Porã, para dar continuidade aos seus projetos nas escolas rurais. Lá conheceu a professora Mirian, com quem se casou. O ano de 2008 descortinava-se com novos desafios, pois José Mauro e a esposa assumiriam cargos na Secretaria de Educação em Caracol, no final de fevereiro. O sonho do poeta foi interrompido no mês de fevereiro do ano passado.

Uma doença degenerativa tomou-lhe gradativamente os movimentos do corpo. Hospitalizado em Ponta Porã e transferido para a Capital, José Mauro Messias faleceu no dia 03 de Fevereiro de 2008, aos 34 anos. O Poeta das Moreninhas deixa cinco obras publicadas: “Páginas Douradas”, “Emoções Contidas”, “Trilha da Liberdade”, “Miscelânea Poética” e “Negras Raízes Pantaneiras”. O último, uma antologia de poetas negros que surgiu depois de José Mauro aderir aos movimentos de valorização da cultura negra. Os outros tinham razão ao dizer que o homem era doido e louco. Doido pela literatura e louco pela vida.
(MS NOTÍCIAS)
28/05/2009 - 12:40

Página de relacionamento do meu eterno amigo POETA.
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=5717468637777175505

Um comentário:

Mauro S disse...

Quis comentar no teu primeiro blog da lista, mas não consegui, achei as receitas contra picadas e outras, com mel, bem interessantes, como o próprio blog, só não encontrei espaço para deixar meu comentário, então venho por este que também está muito bonito.
Faz um tempo que a gente não se diz alguma coisa... Flog Brasil ficou no tempo, tenho ele ainda, mas não fui mais, posto de muito tempo em muito tempo.
Beijos e Deus te abençoe, Mauro