SEGUIDORES

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Governador de MS inaugura obras que reafirmam Coxim como grande centro da região Norte


A prioridade nos investimentos da Educação resultaram em dois novos benefícios para o município de Coxim, entregues hoje (14) pelo governador André Puccinelli, nas comemorações dos 111 anos da cidade. Na Escola Estadual Professora Clarice Rondon dos Santos, a maior da Rede Estadual de Ensino na cidade, os 1.052 alunos têm novo espaço para a prática de esporte. A quadra reformada, coberta, com piso substituído e sinalizado, e equipamentos esportivos, agora possui instalações para prática da educação física em qualquer horário do dia. Para quem já venceu a etapa do ensino fundamental e médio, o tempo novo para estudos se materializa na forma do prédio da UEMS. “Tudo o que o governador está trazendo representa um grande presente para Coxim”, comemorou a prefeita Dinalva Mourão.

Aguardado há 15 anos, e, finalmente concluído depois de muito tempo de obras paralisadas, a sede própria está pronta para receber os acadêmicos de Ciências Biológicas e Normal Superior. O governador André Puccinelli disse que não poderia prometer, mas garantiu empenho para ampliar a oferta de cursos de graduação, e não descartou implantar futuramente um curso de Medicina. “Investimento na UEMS é ação para formar cérebros, formar profissionais que dêem orgulho a Mato Grosso do Sul”, destacou, se emocionando ao relembrar a época em que foi universitário nos difíceis anos da ditadura. “Eu sei o que é sofrer repressão e não poder externar idéias. Por isso aprendi a valorizar a verdade, e a verdade sobre a UEMS é que é uma universidade autônoma, para a qual temos o compromisso de cumprir o que se põe no papel com relação ao orçamento”, destacou.



Uma das características da UEMS é promover a inclusão social, representada em números como os 82% de acadêmicos oriundos de escolas públicas, segundo o reitor, Gilberto Arruda. Outro dado significativo desse perfil é que 80% da população estudantil tem renda entre um a três salários mínimos. Puccinelli assegurou que a priorização da Educação em seu governo “é pra valer”, por isso estão sendo incrementados investimentos tantos no ensino superior da UEMS como no ensino médio. “Esse é um espaço de luta muito importante e é uma alegria ver pronta essa sede, pela qual até já se brigou, reivindicou, e se fechou rodovia”, relembrou o reitor.



O investimento de R$ 2.137.540,25 garantiu a implantação do campus da universidade em Coxim, que no espaço para aulas, conta com dois blocos de quatro salas e um anfiteatro de mais de 300 lugares. O anfiteatro sediou hoje, além da inauguração, a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Estado e Prefeitura para funcionamento do Procon municipal. A parceria permitirá a implantação em Coxim do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor, com a cessão de programa e gestão de dados e a realização de cursos e treinamentos para aplicação do Sindec.



Para a reforma na escola Professora Clarice Rondon dos Santos, foram aplicados R$ 130 mil. A professora de Educação Física Fabricia Galdino já planeja implantar aulas de ginástica e alongamento e dar adeus aos jogos de mesa no fim da manhã, quando não era possível, por causa do sol e calor a prática esportiva na quadra, então sem cobertura. Para Matheus de Paula Biazin, 7 anos, a novidade que mais agradou é a tabela de basquete. A pouquíssima estatura não é barreira para o entusiasmado aluno do segundo ano, que diz assistir a jogos de basquete pela TV, e não vê a hora de também fazer parte do esporte.

Quarta-feira, 15 de abril de 2009 - Assessoria de Imprensa - Marília de Castro e site www.noticias.ms.gov.br Fotos:Rachid Waqued

Nenhum comentário: